Em 2002, o Jornal Brasileiro de Pneumologia (JBP) foi indexado na base de dados SciELO. Tal fato, fruto da determinação e esforço do Corpo Editorial da época e dos anteriores, foi a base para a construção da imagem e a inserção internacional de nosso jornal. A partir daquele passo, em 2006, foi obtida a indexação no PubMed, promovendo uma expansão significativa na visibilidade do JBP. Em 2012, após a inclusão do JBP na base de dados do Institute for Scientific Information (ISI) Web of Knowledge, houve a liberação do seu primeiro Fator de Impacto, dando-nos uma posição de bastante destaque entre os periódicos científicos brasileiros. Esse fato foi de extrema importância, especialmente para os pesquisadores da área respiratória, pois indicava a presença de um veículo de circulação internacional para expor o resultado das pesquisas.
Entretanto, em 2013, por critérios discutíveis, o Fator de Impacto do JBP não foi liberado pela Thomson Reuters, empresa internacional que é a detentora desse indicador.(1,2) Apesar de nosso periódico ter permanecido na base de dados, sendo portanto computadas suas publicações e citações, houve a opção pela omissão do índice no referido ano. Considerando-se que o Fator de Impacto de uma revista é o índice utilizado para a classificação da mesma junto a agências de fomento nacionais e mesmo para a avaliação de programas de pós-graduação, as consequências de tal penalidade foram enormes, tornando difícil a avaliação de sua extensão. Infelizmente, essas repercussões serão ainda percebidas ao longo dos próximos anos, influenciando de forma inequívoca os índices subsequentes.
Recentemente, em 29 de julho, foi liberada a lista anual dos periódicos incluídos no Journal Citation Reports; fomos informados que a avaliação do JBP, relativa às publicações de 2013, apresentava um Fator de Impacto de 1,268, o sexto maior do Brasil entre os 107 periódicos nacionais incluídos na base de dados ISI. Mais que a posição obtida e o valor do indicador, a volta do JBP ao relatório anual da base de dados geradora do Fator de Impacto demonstra que o caminho trilhado ao longo dos últimos anos sempre foi pautado pela divulgação da ciência de qualidade na área respiratória. Conforme mencionado, o Fator de Impacto do JBP, pelo mecanismo através do qual é feito seu cálculo, ainda espelhará o efeito da penalidade sofrida ao longo de pelo menos os próximos dois anos; ainda assim, o retorno do JBP consolida sua posição dentre as revistas de relevância para a divulgação da área de medicina respiratória no mundo.
Também foi liberado, nas últimas semanas do mês de julho, o índice "cites/document" da base de dados Scopus (que utiliza o mesmo método de cálculo do Fator de Impacto), liberado pela SCImago, e esse foi 1,45, reforçando a posição do JBP como uma das mais importantes revistas brasileiras de divulgação científica, fato que reforça nossa responsabilidade com o crescimento sustentado do JBP ao longo dos próximos anos.
Para garantir tal crescimento, mudanças estruturais foram realizadas. Estamos na fase final de mudança do sistema de submissão de artigos. A partir de setembro, utilizaremos o ScholarOne. Essa será a nova plataforma que estará disponível para nossos autores, revisores e editores. O sistema ScholarOne é mais moderno e eficiente, e é o modelo utilizado por diversos periódicos de grande repercussão internacional. O principal objetivo dessa migração é facilitar e agilizar o processo de submissão e revisão dos artigos, o que é fundamental para ampliar a presença do JBP no cenário internacional, inclusive funcionando como um maior atrativo para a participação de autores e revisores internacionais.
Outro fator de grande relevância que foi concluído em julho de 2014 foi a disponibilização do JBP no PubMed Central® (PMC), que é o arquivo livre de periódicos de ciências biomédicas e da vida do National Institutes of Health/National Library of Medicine (NIH/NLM, Instituto Nacional de Saúde da Biblioteca Nacional de Medicina) dos EUA. A utilização dessa ferramenta permite o acesso livre aos artigos completos do JBP, o que seguramente aumenta a visibilidade dos artigos publicados por pesquisadores de outros países, contribuindo para sua divulgação. Isso só é possível porque nossos artigos são disponibilizados em língua inglesa.
As grandes responsabilidades que se impõem nesse momento, especialmente para o futuro corpo editorial do JBP, são consolidar nossa presença nas bases de dados internacionais, tais como SciELO, PubMed, Thomson Reuters ISI Web of Knowledge, Journal Citation Reports e SCImago, e a busca contínua pela maior qualificação dos artigos publicados. Para atingir esses objetivos será fundamental a contínua participação de todos os pesquisadores, revisores e editores que contribuíram ao longo de toda a história do JBP para seu crescimento. Esperamos contar com a colaboração de novos pesquisadores para que possamos não apenas nos manter como um periódico importante para a divulgação da pesquisa brasileira na área respiratória, como também efetivarmos e ampliarmos nossa inserção internacional.
Carlos Roberto Ribeiro Carvalho
Editor-Chefe do Jornal
Brasileiro de Pneumologia
Bruno Guedes Baldi
Carlos Viana Poyares Jardim
Pedro Caruso
Rogério Souza
Editores Executivos do Jornal
Brasileiro de Pneumologia
Referências
1. Carvalho CR, Baldi BG, Jardim CV, Caruso P. Publication of the impact factor of the Brazilian Journal of Pulmonology: a milestone on a long and arduous journey. J Bras Pneumol. 2012;38(4):417-8. http://dx.doi.org/10.1590/S1806-37132012000400001
Carvalho, CR. The Brazilian Journal of Pulmonology and international databases. J Bras Pneumol