Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
5850
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Editorial

Adeus ao querido colega e amigo Alberto José de Araújo (28/08/1954 – 07/09/2021)

Farewell, dear colleague and friend Alberto José de Araújo (August 28, 1954 – September 7, 2021)

Paulo César Rodrigues Pinto Corrêa1,2, José Miguel Chatkin3

DOI: 10.36416/1806-3756/e20210405

Uma enorme perda e uma oportunidade desafiadora: a de fazer uma síntese/homenagem sobre um expoente do controle do tabagismo em nosso país.
 
O Dr. Araújo graduou-se pela conceituada Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ; 1979) e se especializou em Medicina do Trabalho na Universidade Federal Fluminense (1995), em Medicina Social e Saúde Pública na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (1982) e em Pneumologia Sanitária no Departamento Nacional de Pneumologia Sanitária na mesma Fundação (1983). Foi fellow em Medicina Ambiental e Ocupacional na Mount Sinai School of Medicine, NY, EUA (2000).(1) Era mestre e doutor pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia/UFRJ.(1) Sua tese de doutorado foi sobre o custo-efetividade das intervenções para cessação do tabagismo no Brasil (2008).(1)
 
Em 2 de fevereiro de 2003, foi criado na UFRJ o Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT).(2) A coordenação do núcleo foi inicialmente atribuída ao Prof. Carlos Alberto de Barros Franco. Os profissionais foram treinados para atuar no Ambulatório – Programa de Cessação do Tabagismo.(2) Após a aposentadoria do Prof. Barros Franco em maio de 2003, o programa passou a ser coordenado pelo Dr. Alberto Araújo.(2) Graças a Alberto e aos esforços da equipe do NETT, o núcleo conquistou reconhecimento público e hoje é considerado uma das referências no país no tratamento para cessação do tabagismo e na discussão de políticas de controle do tabaco. O NETT sedia oficinas anuais sobre estratégias de controle do tabaco realizadas pelo Instituto Nacional do Câncer, a Organização Pan-Americana da Saúde, a Johns Hopkins University e seminários realizados pela Aliança da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e a Campanha para Crianças Livres do Tabaco.(2)
 
Honrando a tradição dos pneumologistas que lideram o controle do tabagismo no Brasil, Alberto seguiu os passos dos icônicos José Rosemberg e Mário Rigatto, mas imprimindo seu próprio estilo, sendo extremamente qualificado e conectado. Desde 2019, era Presidente da Comissão de Controle do Tabagismo da Associação Médica Brasileira, sendo membro desde 2010. Também foi membro da Comissão de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho Federal de Medicina.(1)
 
Dr. Alberto Araújo participou da elaboração das Diretrizes para Cessação do Tabagismo da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) de 2004 e 2008 e também atuou como revisor das Diretrizes de 2008. Organizou duas importantes compilações da SBPT sobre tabagismo: o Manual de Conduta e Práticas em Tabagismo da SBPT de 2012(3) e o livro “Tabagismo: Prevenção e Tratamento”,(4) lançado no início deste ano.
 
O nome Alberto é de origem germânica, derivado de Adalberto. Originou-se em Portugal no século XII.(5) Alberto significa “nobre brilhante” ou “nobre ilustre”.(5) Brilhante Alberto era de fato. Grande estrategista, dominou como ninguém a arte de articular e construir pontes.
 
O encontro de um de nós (PCRPC) com Alberto aconteceu no I Congresso Brasileiro sobre Tabagismo e Saúde, realizado na cidade do Rio de Janeiro, no já longínquo ano de 2005. Empatia recíproca e amizade fraterna germinaram e eclodiram de diversas formas: participamos da missão da Organização Mundial da Saúde para avaliação da capacidade brasileira para o controle do tabagismo em 2008; co-redigimos o Respira Brasil,(6) publicação que desenvolvemos em conjunto a pedido da Organização Pan-Americana da Saúde, publicada no final de 2011; e compartilhamos a gestão da Comissão de Controle do Tabagismo da SBPT no biênio 2011-2012.
 
Perguntaram a mim (JMC) quando e como aconteceu meu encontro com Alberto. Antes de responder a essa pergunta, farei algumas considerações sobre o “nosso Alberto”. Desculpe a petulância de usar o termo “nosso Alberto”, mas como ex-presidente da SBPT, atrevo-me a dizer que é uma demonstração de carinho de todos os pneumologistas brasileiros.
 
Sinceramente, não me lembro de nenhum momento especial daquele encontro. Eu realmente acredito que irmãos e amigos não se lembram de quando começam a compartilhar ideias e ideais. Parece que sempre estivemos lado a lado, trocando sugestões várias vezes por semana pessoalmente, por telefone, por e-mail ou por outros meios de comunicação. Na verdade, buscávamos soluções para as inúmeras dificuldades operacionais que teríamos que enfrentar em relação à questão do tabagismo.
 
Nosso Alberto passou rapidamente de colaborador entusiasta de iniciativas relacionadas ao combate ao tabagismo a artesão de inúmeras conquistas, introduzindo aspectos inovadores na maioria de suas propostas.
 
Preciso mencionar que Alberto e eu trabalhamos com colegas da diretoria da SBPT nos biênios 2017-18, 2019-20 e 2021-22 para produzir um guia de controle do tabagismo contendo os pontos mínimos que todos os estudantes de medicina devem saber. Essa proposta nos pareceu a todos muito oportuna em um período em que muitas escolas médicas brasileiras não têm pneumologistas, mas sim principalmente internistas, que nem sempre estão preparados para o desafio de lidar com esse específico e tão difícil. Posteriormente, esse projeto foi expandido para a Associação Latino-Americana de Pneumologia, a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica e a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, tendo como alvo todos os países latino-americanos e ibéricos (Espanha e Portugal).(7) A pandemia de COVID-19 nos fez atrasar a implementação dessa proposta.
 
Então, escrever sobre essa pessoa tão especial quando ainda estamos abalados pela perda não foi difícil, pois todos temos algo a dizer sobre ele. Estamos cientes de sua enorme lista de qualidades profissionais do mais alto nível e também de sua personalidade afável, agregadora e por vezes até romântica.
 
Alberto, o poeta humanista, mantinha um site (https://ajaraujo.com.br). Lá ele associava seus textos a fotos de telas famosas. Mestre na redação de acrósticos, seus textos continuam pulsantes e relevantes até hoje, como “Terra Brasilis – do golpe a la carte”, escrito em 1996.(8)
 
Alberto, o ser político, nos deixou em uma data patriótica: o último dia 7 de setembro. Talvez tenha sido um ato final de simbolismo, pois entendia que a marcha da democracia brasileira era instável e trilhava caminhos que considerava inadequados.
 
Adeus, querido Alberto, todos vamos sentir falta de suas apresentações nos eventos da SBPT e das tantas boas conversas nos corredores e nos tradicionais jantares do Professor dos nossos congressos.
 
REFERÊNCIAS
 



  1. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Currículo Lattes [homepage on the Internet]. Brasília: CNPq; [cited 2021 Oct 1]. Alberto José de Araújo; 2021. Available from: http://lattes.cnpq.br/3380272257978515

  2. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Instituto de Doenças do Tórax [homepage on the Internet]; Rio de Janeiro: UFRJ; [cited 2021 Oct 1]. Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo (NETT). Available from: https://www.idt.ufrj.br/index.php/nett

  3. Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Manual de Condutas e Práticas em Tabagismo. São Paulo: AC Farmaucêutica; 2012.

  4. Pereira LFF, Araujo AJ, Viegas CAA, Castelano MVO, editors. Tabagismo - Prevenção e Tratamento. Rio de Janeiro: DiLivros; 2021.

  5. Dicionário de Nomes Próprios [homepage on the Internet]. c2008-2021 [cited 2021 Oct 1]. Significado do Nome Alberto. Available from: https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/alberto/

  6. Araújo AJ, Correa PC; Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS); Instituto Nacional do Câncer. Respira Brasil: As Legislações de Ambientes Livres de Fumo das Cinco Regiões do Brasil. Brasília: OPAS Representação Brasil; 2012.

  7. Jiménez-Ruiz CA, Chatkin JM, Morais A, Zabert G, Rosa P, Gea J, et al. Consensus Document on Medical Faculty Education on the Treatment of Smoking. Arch Bronconeumol (Engl Ed). 2020;56(12):806-811. https://doi.org/10.1016/j.arbr.2020.04.007

  8. Araújo AJ. Terra Brasilis - do golpe a la carte. In: AjAraujo, médico e poeta; c2017 [updated 2017 Mar 29; cited 2021 Oct 1]. Available from: https://ajaraujo.com.br/terra-brasilis-do-golpe-a-la-carte/



Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia