Um homem de 49 anos com histórico de pancreatite crônica alcoólica deu entrada no pronto-socorro com dor torácica pleurítica à direita. As imagens de TC de tórax e abdome após administração de contraste intravenoso mostraram um trajeto fistuloso com líquido e gás estendendo-se da cabeça pancreática para o interior do espaço pleural direito (Figura 1).
Iniciaram-se antibioticoterapia empírica e jejum. Três dias depois, a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica documentou estenose da porção proximal do ducto pancreático principal e uma fístula conectando o ducto pancreático principal e a cavidade pleural direita (observada por fluoroscopia com contraste mostrando vazamento para a cavidade torácica). Um único dreno pigtail 5F foi colocado na porção cefalopancreática do ducto pancreático. O paciente recebeu alta três semanas depois.
A fístula pancreaticopleural é uma complicação rara da pancreatite crônica, e derrames pleurais à direita secundários a ela são atípicos. A sensibilidade da TC para delinear o trajeto fistuloso não é muito alta, mas, em nosso caso, conseguimos uma imagem rara e muito esclarecedora de um trajeto fistuloso.(1)
CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES RC e JP: redação do manuscrito e aprovação da versão final. PF: revisão do manuscrito e aprovação da versão final.
CONFLITO DE INTERESSE Não declarado.
REFERÊNCIAS 1. Materne R, Vranckx P, Pauls C, Coche EE, Deprez P, Van Beers BE. Pancreaticopleural fistula: diagnosis with magnetic resonance pancreatography. Chest. 2000 Mar;117(3):912-4. https://doi.org/10.1378/chest.117.3.912