Jornal Brasileiro de Pneumologia

ISSN (on-line): 1806-3756

ISSN (impressa): 1806-3713

SCImago Journal & Country Rank
Busca avançada

 

Número Atual: 2017 - Volume 43 - Número 3 (Maio/Junho)

EDITORIAL

Educação a Distância-SBPT para a formação de especialistas em Pneumologia

BTA distance learning course in pulmonology

 

Irma Godoy; Fernando Luiz Cavalcanti Lundgren

 

1. Disciplina de Pneumologia, Departamento de Clínica Médica, Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista, Botucatu (SP) Brasil.
2. Hospital Geral Otávio de Freitas - HGOF - Recife (PE) Brasil.


 

 

 

De acordo com seu estatuto, a SBPT tem entre suas finalidades congregar médicos e outros profissionais que trabalhem ou se integrem na pesquisa, no ensino e na assistência no campo da Pneumologia e conceder títulos de especialista em Pneumologia e em áreas de atuação, segundo normas próprias e da Associação Médica Brasileira. A diretoria da SBPT tem várias atribuições; entre elas, criar departamentos, seções e comissões permanentes ou provisórias, com a finalidade de desenvolver a pesquisa, o ensino, a assistência, a atualização e a normatização nas áreas de especialidades e áreas afins, aprovando a publicação de normas e recomendações delas emanadas.

As atribuições do diretor de ensino incluem: coordenar, junto ao Diretor Científico, os cursos da SBPT; coordenar a elaboração da prova de título de especialista em Pneumologia e a sua revalidação; atuar na promoção, controle de qualidade e aprimoramento permanente da formação do pneumologista; e representar a SBPT junto aos órgãos regulamentadores de ensino.

A SBPT tem o compromisso de estabelecer padrões de excelência no cuidado das doenças do aparelho respiratório por meio de atividades de educação e desenvolvimento profissional. Atualmente, oferta um leque de atividades por meio dos programas de educação continuada, presenciais e a distância, ambiente virtual de aprendizagem e eventos nacionais da especialidade em diversas áreas.

Parte fundamental das atividades de ensino da SBPT é o treinamento de futuros especialistas em Pneumologia. De acordo com os dados disponíveis, existem hoje, no Brasil, 66 programas de residência médica em Pneumologia, com 124 vagas para residentes de primeiro ano. A última atualização do programa de Pneumologia junto a Comissão Nacional de Residência Médica ocorreu em 2006. Uma nova proposta foi enviada em 2011 e não foi aprovada até o presente. Existem também programas de pós-graduação em Pneumologia credenciados pela SBPT.

Muitos conteúdos fundamentais para a formação do especialista em pneumologia não estão disponíveis em todas as instituições e, infelizmente, o treinamento nessas áreas não é facilmente disponível, exigindo demanda financeira elevada para médicos em início de carreira para sua obtenção. Além disso, devido às dimensões do país, a distribuição de centros de referência em áreas específicas é heterogênea, o que exige grandes deslocamentos para seu acesso. Portanto, é clara a necessidade de harmonizar e melhorar o treinamento em pneumologia no Brasil.

Para contribuir com a diminuição das diferenças no treinamento dos especialistas em Pneumologia, a SBPT anuncia a criação do primeiro programa de educação a distância, denominado "EAD-SBPT para formação de especialistas em Pneumologia". Para 2017, serão 15 aulas gravadas e disponibilizadas na plataforma EAD. O curso estará disponível no site da SBPT, EAD-SBPT, a partir de 01 de julho de 2017, e serão abordados os seguintes temas:

 Quais as aplicações e como interpretar testes de função pulmonar com avaliação dos volumes pulmonares e teste de difusão pul-monar?
 Quais as aplicações e como interpretar laudos de ergoespirometria?
 Entendendo o laudo da polissonografia
 Oxigenoterapia domiciliar prolongada: estado atual e uso em condições especiais
 Como investigar um paciente cujo laudo do ecocardiograma sugeriu a presença de hipertensão pulmonar?
 Como interpretar os resultados do cateterismo cardíaco direito?
 Como avaliar o controle da asma na prática clínica?
 Marcadores inflamatórios da asma na prática clínica
 Quais as consequências para a saúde do uso de produtos fumígenos derivados ou não do tabaco (cigarro eletrônico, narguilé e ma-conha)?
 Como abordar e acompanhar nódulo pulmonar?
 Biomarcadores em câncer de pulmão
 Ventilação domiciliar não invasiva (indicações, manejo e custos)
 Abordagem diagnóstica e manejo do paciente adulto com fibrose cística
 Indicações e interpretação dos resultados do teste Gene Xpert no diagnóstico da tuberculose
 Manejo diagnóstico e terapêutico das diversas formas de aspergilose aguda e crônica

Os professores convidados, que se disponibilizaram a realizar a atividade gratuitamente, têm conhecimento reconhecido na área e responderão às questões inscritas pelos participantes por meio do site em até 15 dias após a liberação do conteúdo no EAD. Os alunos deverão responder as questões de autoavaliação ao final da aula.

Orientações para participação no curso:

1. Para participar do curso, os médicos residentes e alunos de cursos de Pós-Graduação em Pneumologia, certificados pela SBPT, e sócios da SBPT, deverão se inscrever no curso (informações na plataforma EAD)
2. Durante 15 dias a partir da disponibilização das aulas no site, os professores responsáveis responderão as dúvidas registradas na plataforma
3. Os participantes deverão responder as questões de autoavaliação e terão direito ao certificado aqueles que acertarem 70% ou mais das questões
4. Os demais sócios da SBPT estão convidados a assistir às aulas; entretanto, a interação com os palestrantes será exclusiva aos mé-dicos residentes ou pós-graduandos de cursos certificados pela SBPT
5. Os participantes poderão assistir às aulas e responder as questões por até três vezes

A SBPT tem confiança de que esta iniciativa terá alta adesão e será de valor para a formação dos especialistas em Pneumologia. Agradecemos antecipadamente os professores e alunos que participarem do curso e solicitamos que nos enviem seus comentários e sugestões para futuros módulos.

 

 


O Jornal Brasileiro de Pneumologia está indexado em:

Latindex Lilacs SciELO PubMed ISI Scopus Copernicus pmc

Apoio

CNPq, Capes, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo Federal, Brasil, País Rico é País sem Pobreza
Secretaria do Jornal Brasileiro de Pneumologia
SCS Quadra 01, Bloco K, Salas 203/204 Ed. Denasa. CEP: 70.398-900 - Brasília - DF
Fone/fax: 0800 61 6218/ (55) (61) 3245 1030/ (55) (61) 3245 6218
E-mails: jbp@jbp.org.br
jpneumo@jornaldepneumologia.com.br

Copyright 2017 - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Logo GN1