Jornal Brasileiro de Pneumologia

ISSN (on-line): 1806-3756

ISSN (impressa): 1806-3713

SCImago Journal & Country Rank
Busca avançada

Ano 1998 - Volume 24  - Número 6  (Novembro/Dezembro)






Artigo Original

2 - Avaliação nutricional em pacientes portadores de câncer de pulmão

Nutritional evaluation in patients with lung cancer

Sérgio Jamnik, Cesar Uehara, Ilka Lopes Santoro

J Bras Pneumol.1998;24(6):347-353

Resumo PDF PT English Text

Este estudo analisou o estado nutricional dos pacientes portadores de carcinoma do pulmão. Foram avaliados 131 doentes, sendo 96 (73,3%) do sexo masculino e 35 (26,7%) do feminino. Estes pacientes foram classificados como desnutridos (n = 64/48,9%), eutróficos (n = 44/33,6%) e obesos (n = 23/17,5%). A maioria dos pacientes desnutridos apresentava anorexia (59,7%), o que não ocorreu com os pacientes eutróficos (25%) e os obesos (26,1%). Mais de 70% dos doentes relataram algum tipo de perda, no início do estudo, sendo superior entre os desnutridos. No seguimento dos três meses seguintes, mais de 60% dos pacientes, entre os três tipos nutricionais, tiveram perda de peso. Predominaram entre os desnutridos os pacientes portadores de carcinoma espinocelular. Já entre os outros dois tipos nutricionais, predominaram os portadores de adenocarcinomas. A maioria apresentava estado avançado da doença.

 


Palavras-chave: Câncer de pulmão. Estado nutricional.

 

3 - Fatores de risco para um teste cutâneo tuberculínico positivo entre funcionários de um hospital universitário brasileiro

Risk factors for a positive tuberculin skin test among employees of a Brazilian university hospital

Rafael Dias da Costa e Silva, Marcelo Simão Ferreira, Paulo Pinto Gontijo Filho

J Bras Pneumol.1998;24(6):353-356

Resumo PDF PT English Text

Foi realizado um estudo transversal para calcular a prevalência de tuberculose infecção em funcionários do Hospital das Clínicas e da Reitoria da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais. Os participantes (167) corresponderam a três grupos, de acordo com o grau de exposição a pacientes tuberculosos, a saber: A) enfermaria de clínica médica, freqüente; B) unidade de admissão, limitado; e C) administração, nenhum, e submetidos ao teste tuberculínico em duas etapas. Os fatores associados com um resultado positivo foram: grau de exposição (44,70%; OR, 1,45; IC, 1,13-2,15; p = 0,013), idade acima de 40 anos (52,60%); OR, 1,66; IC, 1,20-2,30; p = 0,004) e duração do vínculo empregatício por mais de 10 anos (59,30%; OR, 1,63; IC, 1,13-2,22; p = 0,011). Os resultados mostram que a prevalência de reatores fortes quando do teste tuberculínico foi alta entre os profissionais de saúde que entraram em contato com os pacientes.

 


Palavras-chave: Tuberculose. Teste tuberculínico. Profissionais de saúde.

 

Artigo de Revisão

4 - Conceitos em patologia do mediastino. Uma correlação anátomo-radiológica

Pathology concepts of the mediastinum. An anatomicoradiological correlation

Vera Luiza Capelozzi

J Bras Pneumol.1998;24(6):357-370

Resumo PDF PT English Text

Os vários órgãos e estruturas que compõem o mediastino fazem dele uma vasta caixa de surpresas, a qual abrange um grupo amplo de afecções, incluindo de meros cistos a neoplasias pouco diferenciadas, passando pelo complexo campo dos linfomas. De forma que, na rotina do dia-a-dia, o diagnóstico dessas afecções representa verdadeiro desafio para o patologista. Acresce o fato de que uma das principais abordagens para o diagnóstico inclui a mediastinoscopia. Dessa forma, a representatividade do espécime para estudo e alguns artefatos na sua obtenção podem ser problemáticos para o diagnóstico final. Um dos enfoques principais deste trabalho centra-se nas dificuldades diagnósticas de entidades a partir de espécimes obtidos por mediastinoscopia já no centro cirúrgico, durante colheita do material e na vigência do exame por congelamento. A autora pretende também atualizar a classificação dos tumores e apontar a utilidade da imuno-histoquímica para complementação diagnóstica, os critérios de invasão e metástases. Os propósitos deste trabalho serão: reconhecer as principais afecções do mediastino, classificar os principais tumores, aplicar critérios para caracterizar a presença de malignidade, identificar marcadores de prognóstico e avaliar quando da necessidade de correlação clínico-radiológica-morfológica.

 


Palavras-chave: Mediastino. Patologia do mediastino. Marcadores de prognóstico.

 

Relato de Caso

5 - Fístula broncoesofágica em portador de SIDA: relato de caso

Bronchoesophageal fistula in AIDS patient: report of a case

Claudio Ricardo Frison, Verônica Amado, Renata T. Rodrigues, Lilian S.B. Caetano

J Bras Pneumol.1998;24(6):371-374

Resumo PDF PT English Text

Os autores relatam um caso de fístula traqueoesofágica descoberto insuspeitadamente em broncoscopia. Os achados radiológicos foram compatíveis e a confirmação etiológica foi estabelecida através do estudo histopatológico do tecido.

 


Palavras-chave: Fístula traqueoesofágica. SIDA.

 

6 - Hipertensão pulmonar primária em um paciente HIV+

Primary pulmonary hypertension in an HIV+ patient

Aline Elisa Goulart, Agnaldo José Lopes, José Manoel Jansen, Eduardo X. Pozobon, Mara Negreiros Carvalho, Dirce Bonfim de Lima

J Bras Pneumol.1998;24(6):375-378

Resumo PDF PT English Text

A hipertensão pulmonar primária (HPP) é uma doença de etiologia desconhecida, rara, caracterizada por elevações na pressão arterial pulmonar e na resistência vascular pulmonar. As lesões vasculares variam de leve, consistindo de neoproliferação da íntima, a grave, caracterizada pela fibrose concêntrica da íntima, lesões plexiformes e arterite necrosante. Desde 1987 há relatos descrevendo a associação entre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e HPP, chegando a cerca de 60 casos em 1997. O papel patogênico do HIV permanece desconhecido. É relatado o caso de uma mulher em que essa associação foi observada.

 


Palavras-chave: Hipertensão pulmonar primária. Vírus da imunodeficiência humana.

 

7 - Pneumonia nodular por sarampo: relato de caso

Nodular measles pneumonia: a case report

Eduardo Walker Zettler, Jussara Fiterman Molinari

J Bras Pneumol.1998;24(6):379-381

Resumo PDF PT English Text

É relatado caso de adolescente com quadro radiológico de broncopneumonia intersticial bilateral causada por sarampo, discutida a apresentação rara e a utilidade da tomografia computadorizada de tórax no seu diagnóstico.

 


Palavras-chave: Sarampo. Pneumonia. Tomografia computadorizada.

 

8 - Lesão da artéria torácica interna por dreno torácico: relato de caso

Internal thoracic artery injury caused by chest tube: a case report

Fernando Luiz Westphal1, Luiz Carlos de Lima1, Marcelo Augusto Teixeira Fadul2

J Bras Pneumol.1998;24(6):382-384

Resumo PDF PT English Text

Relata-se caso raro de lesão da artéria torácica interna por dreno torácico, em paciente com empiema pleural crônico. A rotura desse vaso, levando o paciente ao choque hipovolêmico e hemoptise maciça, indicou a cirurgia. Enfatizam-se os cuidados na drenagem torácica e a importância do controle radiológico pós-drenagem.

 


Palavras-chave: Pleurotomia. Artéria torácica interna. Dreno de tórax.

 

 


O Jornal Brasileiro de Pneumologia está indexado em:

Latindex Lilacs SciELO PubMed ISI Scopus Copernicus pmc

Apoio

CNPq, Capes, Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo Federal, Brasil, País Rico é País sem Pobreza
Secretaria do Jornal Brasileiro de Pneumologia
SCS Quadra 01, Bloco K, Salas 203/204 Ed. Denasa. CEP: 70.398-900 - Brasília - DF
Fone/fax: 0800 61 6218/ (55) (61) 3245 1030/ (55) (61) 3245 6218
E-mails: jbp@jbp.org.br
jpneumo@jornaldepneumologia.com.br

Copyright 2017 - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia

Logo GN1