Ao Editor:
Foi com grande interesse que li o recente relato a respeito do sistema de pontuação, recomendado pelo Ministério da Saúde (MS), para o diagnóstico de tuberculose (TB) pulmonar.(1) Pedrozo et al. concluíram que "a pontuação no sistema recomendado pelo MS foi significativamente maior no grupo com TB e no grupo com TB/HIV que nos outros dois grupos. Portanto, esse sistema de pontuação foi válido para o diagnóstico de TB pulmonar nessa população, independentemente do status HIV".(1)
Tenho algumas preocupações a respeito desse relato. Primeiro, o sistema de pontuação não pode excluir a TB latente, que pode ser um grande problema na prática atual. Segundo, uma dúvida permanece: o sistema recomendado pelo MS é uma ferramenta de fácil uso? Se não for fácil de usar, não será empregada. Terceiro, para completar a avaliação de um teste diagnóstico, as propriedades diagnósticas (sensibilidade, especificidade, acurácia, precisão, valor preditivo, etc.) e a relação custo-efetividade devem ser avaliadas e relatadas.
Viroj Wiwanitkit
Professor de Medicina Tropical,
Professor Visitante,
Hainan Medical College, China
Referências
1. Pedrozo C, Sant'Anna CC, March Mde F, Lucena SC. Efficacy of the scoring system, recommended by the Brazilian National Ministry of Health, for the diagnosis of pulmonary tuberculosis in children and adolescents, regardless of their HIV status. J Bras Pneumol. 2010;36(1):92-8.