Continuous and bimonthly publication
ISSN (on-line): 1806-3756

Licença Creative Commons
5200
Views
Back to summary
Open Access Peer-Reviewed
Resenhas de Livros

Sexta edição do livro do professor Thomas W. Shields

Professor Thomas W. Shields' sixth edition

Manoel Ximenes Netto

0 único livro de cirurgia torácica geral no mundo publicado continuamente desde 1972 pelo mesmo autor surge agora na 6ª. versão, 33 anos depois do texto original de capa cinza. Numa visão retrospectiva, a primeira edição do livro editada pelo prof. Thomas W. Shields, de Chicago, no início da década de 70, veio de forma tímida e como resposta aos textos até então existentes, que não contemplavam as doenças torácicas de forma adequada. A edição inicial continha apenas 1006 páginas, mas já relatava o transplante de pulmão pelo pioneiro J.D.Hardy, além de 49 capítulos e 57 colaboradores. 0 prefácio era de Paul Sampson de Oakland, Califórnia.

A segunda publicação do mesmo autor surgiu 11 anos depois (1983), agora com o dobro de colaboradores, 1072 páginas e de capa preta. Ainda era o único livro de texto dedicado exclusivamente às doenças do tórax. Pecava pela não inclusão do esôfago e que motivou uma reclamação pessoal ao prof. Shields. A terceira edição surgiu em 1989, agora com 1251 páginas, 116 colaboradores 19 secções e 100 capítulos, incluindo as doenças esofágicas pela primeira vez. Todos estas edições eram em volume único e publicados pela editora Lea & Febiger. A 4ª.

Edição, em 1994, agora em dois volumes, continha 1816 páginas, 143 colaboradores e 24 secções. A 5ª. versão surgiu no ano 2000, publicado pela nova editora Lippincott, Williams & Wilkins. 0 número de páginas cresceu para 2443 e dois novos co-editores foram convidados, drs. Joseph LoCicero, da Harvard Medical School, e Ronald B. Ponn, da Yale University. 0 número de colaboradores era de 216, 190 capítulos.

A 6ª. edição do livro do prof. T.W. Shields, acrescentado uma co-editora, Valerie Rusch, do Memorial Hospital de New York, estará disponível brevemente para todo o mundo, agora numa versão moderna com 30 seções, 2867 páginas, 197 capítulos e 241 colaboradores de diversas partes do mundo, inclusive do Brasil. A prática da cirurgia torácica geral que parecia ter atingido o ápice de seu potencial nos anos 70, surgiu nos anos seguintes como uma especialidade vibrante e em constante crescimento, como bem atestam as sucessivas e vitoriosas edições da obra. Como em todas as versões do livro do prof. Shields, em suas diversas fases, todos os aspectos da especialidade foram abordados de forma atual, elegante e precisa, de maneira que deverá fazer parte da biblioteca de todos aqueles que lidam com as doenças torácicas.

Manoel Ximenes Netto
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica



Indexes

Development by:

© All rights reserved 2024 - Jornal Brasileiro de Pneumologia