Asma: um grande desafio
Sérgio Saldanha Menna Barreto
Editor convidado Álvaro A. Cruz,
São Paulo: Atheneu, 2004. Série Clínica Médica: Ciência e Arte. Editado por Antonio Carlos Lopes. Publicações da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM). Vários colaboradores. 366 páginas
A complexidade dos temas médicos, na atualidade, faz com que a edição de um livro venha a ter vários autores colaboradores. Assim, o papel do autor editor tem, fundamentalmente, duas direções: fazer as perguntas certas e escolher aqueles que melhor as possam responder.
É o que se vê de saída. O Álvaro Cruz, como um pneumologista de sólida formação em Imunologia Clínica ou um imunologista clínico de sólida formação em Pneumologia, vem sendo, por isso mesmo, um ponto de convergência da problemática da asma entre nós. Os questionamentos, desdobrados em 23 capítulos, são os que fazem a si próprios e que buscam em livros vários todos aqueles que atendem pacientes com asma. Pois encontrarão neste.
Tomemos uma das regras de ouro da publicidade: "se o produto é bom, mostre o produto". Aqui vai: 1. rinite, sinusite e asma - uma só doença; 2. "viaerologia"; 3. epidemiologia da asma e da rinossinusite; 4. imunopatologia da asma e da rinossinusite; 5. diagnóstico da atopia - testes cutâneos e IgE específica; 6. o exame clínico de pacientes com suspeita de asma; 7. diagnóstico funcional da asma; 8. dispnéia e asma; 9. urgência e emergência em asma; 10. tratamento intensivo da asma*; 11. recomendações baseadas em evidências para o controle farmacológico da asma; 12. farmacologia dos broncodilatadores; 13. farmacologia dos corticosteróides inalatórios; 14. imunoterapia da asma; 15. o preço da asma; 16. limites entre asma e DPOC; 17. asma e infecções respiratórias; 18. tratamento da rinite alérgica e seu impacto na asma; 19. asma e exercício; 20. asma e refluxo gastroesofágico; 21. custo-efetividade e programas de educação para asmáticos; 22. qualidade de vida em asma; 23. experiência brasileira com um programa municipal de atendimento à criança asmática: das páginas dos consensos à prática em centros de saúde.
Os colaboradores corresponderam ao espírito da escolha dos temas: o livro é prático e objetivo, sem deixar de ter o necessário cunho científico e o embasamento em evidências e em experiências pessoais consolidadas. É fácil de ler. Pode ser um livro para consultas em biblioteca, ou estar sobre a mesa ou na pasta do médico. Enfim, há que se ler o livro do Álvaro. Aqueles que o fizerem certamente muito falarão sobre ele; se alguém duvidar, terão todo o direito de parafrasear o velho guerreiro tupi e dizer: "meninos, eu li".
Sérgio Saldanha Menna Barreto
Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
* Graças ao Augusto Farias e ao Paulo Dalcin