A Sociedade Brasileira de Pneumologia, fundada em 1974, tinha, entre outros objetivos, divulgar a especialidade, os intercâmbios de novos conhecimentos e publicar a produção científica dos pneumologistas. Para tanto, foi criado o Jornal de Pneumologia, que teria que ter no seu bojo alto teor técnico-científico, visando uma posterior indexação como revista científica. Coube a mim ser o primeiro Diretor do Jornal. É fácil de imaginar as dificuldades a serem vencidas para sua publicação: a falta de recursos econômicos, a dificuldade de comunicação e a inexistência da informática. Outro proble-ma a ser vencido era o material a ser publicado. Para termos uma ideia da dificuldade, parafraseio o meu editorial publi-cado no volume 2, número 4(1):
"Os três números já publicados deram personalidade à Revista, que adquiriu forma de um periódico de alto teor técnico. Entretanto, parece que nossos colegas pneumologistas não gostam de publicar. Este número é novamente eminentemente paulista. Esperamos que o Congresso de Salvador os entusiasme a escrever e publicar, prestigiando a nossa revista, e que o novo Diretor não tenha dificuldade de material científico para a impressão nem necessidade de justificar o aparente bairrismo do órgão de divulgação da Sociedade Brasileira de Pneumologia."
Hoje, o Jornal Brasileiro de Pneumologia foi muito além dos seus objetivos originais. O Jornal é indexado na plataforma SciELO e no PubMed/MEDLINE, lido e referido por aqueles que se interessam pela ciência pneumológica. Os diversos Diretores/Editores que me seguiram conseguiram, apesar de muito trabalho, torná-lo um veículo de ampla divulgação com muita eficiência.
O Jornal Brasileiro de Pneumologia comemora os 40 anos de edição em 2015. Parabéns! Como disse o poeta: "Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena."a
a) Do "Mar Português" de Fernando Pessoa.
REFERÊNCIAS
1. Santos ML. [Editorial in Portuguese, no title]. J Pneumol. 1976;2(4):2.