Um homem de 68 anos de idade deu entrada no pronto-socorro apresentando tosse e dor torácica de início 3 dias antes. O paciente negava febre ou outros sintomas e tinha história de cirurgia cardíaca com revascularização do miocárdio 1 mês antes. O exame físico e os achados laboratoriais eram normais. A tomografia computadorizada (TC) de tórax evidenciou uma massa heterogênea alongada contendo bolhas de gás e densidades metálicas na região paramediastinal anterior do hemitórax esquerdo (Figura 1), sugestiva de esponja cirúrgica retida. A exploração cirúrgica revelou uma esponja de gaze cirúrgica bem encapsulada no hemitórax esquerdo. A recuperação pós-operatória do paciente transcorreu sem intercorrências. Após 2 anos, o paciente permanece assintomático.
Textiloma (também conhecido como gossipiboma) é o termo usado para descrever uma massa no corpo composta de uma esponja ou outro material cirúrgico retido cercado por reação de corpo estranho. É uma complicação rara após cirurgia torácica. A TC é o método de imagem mais eficaz para a detecção de um textiloma intratorácico retido. Embora alguns casos sejam clinicamente silenciosos e descobertos apenas no exame radiológico de rotina, os textilomas podem ter consequências médicas graves, incluindo infecção e formação de abscesso. O tratamento cirúrgico é indicado em quase todos os casos.(1,2)
REFERÊNCIAS
Nobre LF, Marchiori E, May F, Carrão AD, Zanetti G, Machado DM. Thoracic textilomas after myocardial revascularisation: typical CT findings. Br J Radiol. Jan 2010;83(985):4–7. https://doi.org/10.1259/bjr/68800282.
Karabulut N, Herek D, Kiroğlu Y. CT features of intrathoracic gossypiboma (textiloma). Diagn Interv Radiol. Jun 2011;17(2):122-4. https://doi.org/10.4261/1305-3825.dir.3120-09.0.