Ao Editor:
Li a recente publicação a respeito de paracoccidioidomicose e câncer com grande interesse. Rodrigues et al. concluíram que um diagnóstico de paracoccidioidomicose aumenta o risco para câncer de pulmão.(1) De fato, há relatos sobre esse problema. Aceita-se que a paracoccidioidomicose possa ser uma coinfecção importante em pacientes com câncer.(2) Entretanto, tenho alguns comentários a respeito do artigo de Rodrigues et al. Em primeiro lugar, não deveria haver conclusões a respeito do "risco" no estudo, visto que esse não é um estudo analítico e nem tem um formato de caso-controle. Em segundo lugar, uma revisão retrospectiva de prontuários implica em uma grande possibilidade de subdiagnóstico.
Viroj Wiwanitkit
Professor de Medicina Tropical,
Professor Visitante, Hainan Medical College, Haikou, China
Referências
1. Rodrigues Gda S, Severo CB, Oliveira Fde M, Moreira Jda S, Prolla JC, Severo LC. Association between paracoccidioidomycosis and cancer. J Bras Pneumol. 2010;36(3):356-62.
2. Shikanai-Yasuda MA, Conceição YM, Kono A, Rivitti E, Campos AF, Campos SV. Neoplasia and paracoccidioidomycosis. Mycopathologia. 2008;165(4-5):303-12.