Um homem de 26 anos foi hospitalizado com história de dispneia e dor torácica. O exame físico revelou hipertensão arterial sistêmica e redução de pulso arterial nos membros superiores. A angiotomografia computadorizada pulmonar mostrou dilatação da artéria pulmonar direita e dos ramos do lobo inferior (Figura 1A), estenose da artéria pulmonar esquerda (Fig. 1B), dilatação aneurismática do tronco da artéria pulmonar (Fig. 1C e 1D) e aneurisma difuso e irregular da aorta torácica descendente (Fig. 1E). A angiorressonância magnética da artéria carótida revelou um estreitamento da artéria carótida esquerda com pontos focais de estenose (Fig. 1F). Tais achados angiográficos e a história clínica levaram ao diagnóstico de arterite de Takayasu (AT).
A AT é uma doença autoimune crônica caracterizada pela inflamação da aorta e seus ramos. Esse processo leva ao espessamento da parede arterial, com conseqüente estenose e oclusão, juntamente com dilatação do lúmen, aneurismas e dissecção. A apresentação clínica da doença está relacionada à isquemia tecidual e falência de órgãos. A detecção de alterações vasculares por angiografia é obrigatória para o diagnóstico da AT. Outros critérios incluem déficit de pulso ou claudicação, discrepância de pressão arterial, sopros, hipertensão e reagentes laboratoriais de fase aguda. O acometimento da artéria pulmonar é uma complicação rara que é geralmente observada em estágios mais avançados da AT e está associada à hipertensão pulmonar, levando à insuficiência ventricular direita e a piora do prognóstico do paciente.(1,2)
REFERÊNCIAS
Xi X, Du J, Liu J, Zhu G, Qi G, Pan L. Pulmonary artery involvement in Takayasu arteritis: a retrospective study in Chinese population. Clin Rheumatol. 2021;40(2):635-44. https://doi.org/10.1007/s10067-020-05271-5.